2003-11-20

Educação e Ensino


Tenho dificuldade em encontrar a, certamente ténue, fronteira entre as duas palavras.

As opiniões acerca do Sistema de Ensino (Educação) são invariavelmente hipertrofiadoras das responsabilidades “DA ESCOLA” quando tudo resto falha. O problema dos incêndios, dos acidentes rodoviários, da limpeza das ruas, da droga, da deliquência juvenil, da... são questões culturais que só com a correcta educação dos cidadãos pode ser resolvida. Daqui o brilhante corolário de só na próxima geração estes problemas estarem resolvidos. Talvez porque então já não haja floresta para arder, automóveis para chocar, atmosfera para passear na rua, nem jovens para se intoxicarem e roubarem a avozinha que foi às compras.

Quando "A ESCOLA" falha saltamos para o outro extremo. E como podem as famílias confiar em instituições e profissionais irresponsáveis. Como podem as crianças crescer e tornarem-se cidadãos participativos e impolutos se o ambiente escolar é o que é. Não ensinam nada. Entrámos no facilitismo e no deixa andar.

A verdade estará no meio?

(na continuidade da opinião do avô do cidadão do mundo)

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