2003-09-24

Enviada por de quem tudo prezo, recebi cópia da seguinte posta no Abrupto:

Fardados de estudantes, meia dúzia de dirigentes académicos de Coimbra foram entregar uma pilha de papel higiénico, equivalente ao valor das propinas que recusam pagar, em frente ao Ministério do Ensino Superior. É um bom retrato de como está a Universidade de Coimbra - os estudantes revêem-se elegantemente no papel higiénico como metáfora. Não lhes passa pela cabeça levar uma pilha de livros e dizer "estes são os livros que não posso comprar". Mas não. Eles acham que são irreverentes e engraçadinhos sendo ordinários, e esquecem-se que, no que deixam, se retratam a si próprios.

Para além disso, o tamanho da pilha mostra o valor ridículo do que teriam que pagar.


JPP critica aprofundadamente a forma do protesto dos estudantes. Curiosamente a análise do seu conteúdo resume-se a uma alusão ao “valor ridículo” das propinas.

O protesto dos dirigentes académicos foi infeliz na forma. O valor a pagar, não sendo ridículo, será bastante suportável pela maioria das famílias dos alunos.

Apesar de ter alguma resistência a qualificar de ridículo os valores das propinas que outros irão pagar - de finanças cada um sabe das suas - tenho de concordar com as palavras de JPP. E já somos dois!

Sem comentários: